Escola de Pais

A SEMED EM 2014 DISPONIBILIZARÁ UM SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO AOS PAIS POR MEIO DO PROJETO "ESCOLA DE PAIS" COM PALESTRAS E OFICINAS! 








Aproveite esta chance de promover experiências de sensibilização e de diálogo com as famílias.




O programa proporciona aos pais e famílias oportunidades de aprendizado, reflexões e vivências voltadas para a orientação e formação de pais.

A “Escola de Pais” é realizada nas escolas, através solicitação destas, por uma equipe da SEMED. O encontro com os pais é bem dinâmico com: apresentações culturais de alunos, lanches, sorteios, brincadeiras, depoimentos dos participantes... e, é claro o estudo de forma interativa sobre a criação dos filhos, pois, ninguém nasce sabendo como ser pai ou mãe.
Os pais tem liberdade de escolher os próximos temas que serão trabalhados. Também contamos com a participação e sugestões dos pedagogos, diretores, professores e equipe da Secretaria de Educação. Estas observações e sugestões têm sido incorporadas nos planejamentos da “Escola de Pais”, que estão sempre sendo avaliados e refeitos, como em uma roda viva que conta e canta com todos os participantes envolvidos.

Justificativa
Encontra-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que: as escolas têm a obrigação de se articular com as famílias e os pais têm direito a ter ciência do processo pedagógico dos seus filhos. Visando ajudar a escola a dar os passos necessários para cumprir o dever legal e social de ter um relacionamento de qualidade com as famílias, a SEMED realiza a Escola de pais com: palestras, debates e informações que ajudam a educar.
É uma oportunidade  ajudar as famílias a compreender melhor os filhos e a realidade e, por meio da informação e da análise, favorecer a transformação do entorno. 

Objetivos
Preparar e amparar pais e mães oferecendo serviços  de apoio e orientação a estes, para que de forma articulada assegurem a inclusão escolar e uma rede de proteção à infância.
Contribuir para que o processo de aprendizagem dos alunos sob a responsabilidade dos atendidos pelo programa (filhos e/ou alunos) flua com maior aproveitamento, uma vez que grande parte das dificuldades escolares dos alunos (diversos estudos e pesquisas comprovam este fato) é decorrente de problemas na dinâmica e educação familiar.

Público Alvo: Pais e/ou responsáveis pelos alunos e educadores.
Local: Nas escolas, à medida que forem solicitando.
Será responsabilidade das escolas:
Divulgar o evento aos pais e comunidade. (Enviaremos sugestões de cartaz e bilhete para tal.)
Preparar o local para receber os pais, se possível com microfone e data show,  meia hora antes do encontro.
Opcional: Promover no dia do evento mais atrativos para trazer os pais, como: apresentação de alunos, exposição de atividades criativas, etc.
Preparação de um lanche para os participantes.

Cada  encontro com os pais tem a duração de 1hora. Podendo se estender para no máximo 1h 30m, caso a escola possa incrementar com um lanche e apresentação de uma turma.

Tema
A escola que agendar o programa pode escolher dentre os temas abaixo ou indicar outros que julgar mais adequados à sua realidade local.
Sugestão de temas:
o   “Infância, o melhor tempo para semear”.
o   Porque e como investir tempo e recursos em seus filhos?
o   Como corrigir os filhos / limites / disciplina.
o   Como aproveitar bem o tempo com filhos / a importância do brincar /brincadeiras
o   Mundo virtual /Tecnologias / internet
o   Pais estilosos (estilos de paternidade)
o   Valorização, afetividade, atenção com os filhos.
o   Papéis de cada um, modelo, referências. Direitos e deveres da família.
o   Higiene, alimentação e saúde.
o   Sexualidade.
o   Escola e família: uma relação de ajuda formação da criança. Acompanhamento da vida escolar. Como ajudar nas tarefas de casa.
Como agendar em sua escola:
Basta nos ligar ou enviar um e-mail com sua sugestão de datas e horários, que agendaremos os encontros em sua escola.

Conte sempre conosco! Estamos juntos pela educação!

Alexandra Guerra, Lillyann Márcia Bruno e Patrícia Marques.

Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I.
Tel: 3361-3503/4806
E-mail: ef1.semed@ guarapari.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário