Diretrizes para a organização pedagógica referente ao Ano Letivo de 2014, para fins de acompanhamento pedagógico.
ESTADO DO ESPIRITO SANTO
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
Av.: Santa Clara, nº. 13 – Loteamento Sol Nascente –
Guarapari - Espírito Santo – CEP 29.216-750
Telefone:
3361 – 4806.
Guarapari/ES, 10 de fevereiro de 2014.
OFÍCIO CIRCULAR SEMED -
Nº 034/2014
Senhores
(as) Diretores (as)
Vimos, por meio deste, informar aos Pedagogos
do Ensino Fundamental l (1º ao 5º), as
diretrizes para a organização
pedagógica referente ao Ano Letivo de 2014, para fins de acompanhamento pedagógico.
Seguem as informações abaixo:
- A SEMED
oferecerá encontros específicos para estudo da Proposta Curricular Municipal, no intuito de dar apoio aos
Pedagogos na orientação e na mediação durante os planejamentos nas escolas norteando-os
pelos princípios básicos do Documento;
- Sendo
a Proposta Curricular Municipal um documento norteador das práticas
pedagógicas, elencando-as com os pressupostos teóricos atuais, será disponibilizado também para as escolas o enredamento dos
conteúdos a serem desenvolvidos
durante o ano letivo, tendo como base as Diretrizes Curriculares
Nacionais da Educação Básica, assim como os direitos de aprendizagem dos
alunos;
- As Unidades Escolares deverão elaborar o
Plano de Curso Trimestral, no
intuito de garantir o direito de aprendizagem dos educandos, (Anexo l ).
Nesse documento, além das observações
do Enredamento dos Conteúdos deverão ser observadas as orientações teóricas da
Proposta Curricular Municipal além das
determinações da lei 10.639/
2003 estabelece Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para
o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Essa lei altera
a lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, nos seus artigos 26, 26A e 79B.
Recentemente, a lei 10.639/2003 foi alterada pela lei 11.645, de 10 de
março de 2008, que passa a incluir, no currículo oficial da rede de
ensino, a obrigatoriedade da
temática "História e Cultura Indígena”;
·
Os
Pedagogos deverão elaborar o Plano de
Intervenção Pedagógica para realizar a mediação e atuar junto aos
Professores no decorrer do ano letivo (Anexo
ll ), para tanto deverão ser observados prioritariamente o quadro de resultado
final 2013, assim como os resultados do IDEB de cada unidade escolar;
A
equipe Pedagógica da SEMED realizará visitas às escolas e convocará reuniões
para acompanhamento pedagógico, sendo que para mediarmos esse momento será
utilizado o Quadro de Acompanhamento Pedagógico,
( Anexo lll );
·
O planejamento dos Professores de Práticas de
Leitura e Escrita ( PLE ), acontecerá
prioritariamente às quintas – feiras na escola com o Pedagogo ou em
encontros da área específica convocados
pela equipe pedagógica da SEMED;
·
O planejamento de Educação Física acontecerá
prioritariamente às quartas- feiras na escola com o Pedagogos ou em encontros
da área específica convocados pela equipe pedagógica da SEMED.
Acreditamos que estas
ações colaborarão para o bom andamento
do ano letivo, direcionando nossas práticas para um quadro educacional que
busque a qualidade social no ensino.
Esperamos contar com o
empenho de todos os envolvidos no processo educacional, para tanto aceitamos
outras sugestões que venham a potencializar nosso trabalho.
A equipe de pedagogas
responsáveis pelo ensino Fundamental l
está composta por Alexandra Guerra, Lillyann Marcia Bruno e Patrícia
Correa Marques.
Este ano teremos um
novo instrumento de comunicação e interação do EF 1 da SEMED
-GUARAPARI.: o Blog > http://www.fund1emrede.blogspot.com.br/
É mais um espaço para se informar e compartilhar o que
acontece em nossa Rede de Ensino.
Convidamos a todos os educadores da Rede para participar, juntando-se a
nós e
serem assim blogueiros .
Para falar conosco, opinar, sugerir, publicar e
compartilhar envie um e-mail para: gtp.semed@gmail.com.br
Participe e divulgue a sua escola.
Atenciosamente,
Karina
Oliveira Marchesi
Diana Márgara Raidan Chácara
Gerente Técnico
Pedagógica
Secretária Municipal de Educação
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Anexo I
Plano de Curso Trimestral
Escola___________________________________________Turma___________________Turno______________________Disciplina____________________
Conteúdos Propostos
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Objetivos
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Estratégias
Conceituais
Professor
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Estratégias
Procedimentais
Aluno
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Recursos/espaços
utilizados
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Avaliação
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Anexo II
SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA
ENSINO FUNDAMENTAL I
Escola___________________________________________Turma___________________Turno______________________Disciplina____________________
Questões pedagógicas
identificadas a serem trabalhadas
Verificar no interior da escola situações que caracterizam distorções
pedagógicas no processo de aprendizagem como: reprovação, defasagem na
aquisição da leitura e escrita, colocação no IDEB, etc.
|
Diagnostico inicial
Justificativa pedagógica. Explanar sobre a situação encontrada
explicitando possíveis motivos e possibilidades de reversão do quadro.
|
Objetivos
Almejam apontar as prioridades para vencer as demandas diagnosticadas
na escola/turno.
|
Estratégias
Partem dos objetivos indicando alternativas para
alcança-los, sendo que cada objetivo poderá apresentar mais de uma
estratégia, ou seja, como chegar onde se deseja.
|
Metas/prazos
Referem-se
aos resultados a serem alcançados de acordo com o tempo pretendido
(cronograma).
|
Responsável
Refere-se aos atores responsáveis pela realização das ações
viabilizando-as.
|
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Anexo lll
Quadro de Acompanhamento Pedagógico 2014 – Ensino Fundamental I – 1º
Trimestre
Escola:
_________________________________Turno _________________ Data da visita
____/____/_____
Atividades
cotidianas da escola
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Possibilidades
de trabalho/ Desafios
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Frequência
da ação
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Observação
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Sempre
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Raramente
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Não ocorre
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Professor
Realização
do planejamento com professores;
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Promoção de estudos e discussões das questões que atravessam
o cotidiano escolar;
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Elaboração
do Plano de Intervenção Pedagógica
atendendo as demandas da Escola;
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Monitoramento
dos processos formativos elencando-os com as práticas na sala de aula;
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Incentivo
e acompanhamento das metodologias de ensino em sala de aula;
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Acompanhamento e monitoramento pós -
diagnóstico inicial e conselhos de classe;
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Incentivo e acompanhamento ao trabalho
integrado das disciplinas do Núcleo Comum, Práticas de Leitura e Escrita e
Informática;
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Acompanhamento
e monitoramento das aulas no intuito
de garantir os direitos de aprendizagem dos alunos a partir dos conteúdos
propostos no currículo municipal.
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Orientação
e acompanhamento e o com relação aos
usos dos recursos existentes na escola como laboratório de informática, sala
de artes, biblioteca, uso de jogos entre outros quando existentes.
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Alunos
Projetos
desenvolvidos na Escola,
Projetos
externos; parcerias:
Incentivo
e acompanhamento às etapas e desenvolvimento de projetos em
sala de aula;
Atendimento
aos alunos e acompanhamento dos processos de aprendizagem;
Promoção de ações internas de incentivo à
participação dos alunos nos processos de aprendizagem
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Envolvimento com as famílias:
Ações e projetos;
Realização de
reuniões dos alunos que apresentam baixo índice de desenvolvimento acadêmico,
apresentando as estratégias da escola e solicitando um acompanhamento
mais sistematizado da família.
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Avaliações Externas
Acompanhamento e
ações relativas às avaliações externas
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