DIRETRIZES 2014

Diretrizes  para a organização pedagógica  referente ao  Ano Letivo de  2014, para fins de acompanhamento pedagógico.



ESTADO DO ESPIRITO SANTO
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO


Av.: Santa Clara, nº. 13 – Loteamento Sol Nascente – Guarapari - Espírito Santo – CEP 29.216-750
Telefone: 3361 – 4806.

Guarapari/ES, 10 de fevereiro  de 2014.
OFÍCIO CIRCULAR SEMED - Nº  034/2014
Senhores (as) Diretores (as)


Vimos, por meio deste, informar aos Pedagogos do Ensino Fundamental l  (1º ao 5º), as diretrizes  para a organização pedagógica  referente ao  Ano Letivo de  2014, para fins de acompanhamento pedagógico.

Seguem as informações abaixo:

  • A SEMED oferecerá encontros específicos para estudo da Proposta Curricular Municipal, no intuito de dar apoio aos Pedagogos na orientação e na mediação durante os  planejamentos nas escolas norteando-os pelos princípios básicos do Documento;

  •  Sendo  a  Proposta Curricular Municipal  um documento norteador das práticas pedagógicas, elencando-as com os pressupostos teóricos atuais, será  disponibilizado  também para as escolas o enredamento dos conteúdos a serem desenvolvidos  durante o ano letivo, tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, assim como os direitos de aprendizagem dos alunos;

  • As Unidades Escolares deverão elaborar o Plano de Curso Trimestral, no intuito de garantir o direito de aprendizagem dos educandos, (Anexo l ). Nesse  documento, além das observações do Enredamento dos Conteúdos  deverão ser  observadas as orientações teóricas da Proposta Curricular Municipal além   das  determinações da lei  10.639/ 2003 estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Essa lei altera a lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, nos seus artigos 26, 26A e 79B. Recentemente, a lei 10.639/2003 foi alterada pela lei 11.645, de 10 de março de 2008, que passa a incluir, no currículo oficial da rede de ensino, a  obrigatoriedade da temática "História e Cultura Indígena”;

·          Os Pedagogos deverão elaborar o Plano de Intervenção Pedagógica para realizar a mediação e atuar junto aos Professores no decorrer do ano letivo  (Anexo ll ), para tanto deverão ser observados prioritariamente o quadro de resultado final 2013, assim como os resultados do IDEB de cada unidade escolar;

A equipe Pedagógica da SEMED realizará visitas às escolas e convocará reuniões para acompanhamento pedagógico, sendo que para mediarmos esse momento será utilizado o Quadro de Acompanhamento Pedagógico, ( Anexo lll );

·         O planejamento dos Professores de Práticas de Leitura e Escrita ( PLE ), acontecerá prioritariamente às quintas – feiras na escola com o Pedagogo ou em encontros  da área específica convocados pela equipe pedagógica da SEMED;

·         O planejamento de Educação Física acontecerá prioritariamente às quartas- feiras na escola com o Pedagogos ou em encontros da área específica convocados pela equipe pedagógica da SEMED.

Acreditamos que estas ações   colaborarão para o bom andamento do ano letivo,  direcionando  nossas práticas para um quadro educacional que busque a qualidade social no  ensino.
Esperamos contar com o empenho de todos os envolvidos no processo educacional, para tanto aceitamos outras sugestões que venham a potencializar nosso trabalho.
A equipe de pedagogas responsáveis pelo ensino Fundamental l  está composta por Alexandra Guerra, Lillyann Marcia Bruno e Patrícia Correa Marques.
 Este ano    teremos um  novo instrumento de comunicação e interação do EF 1 da SEMED -GUARAPARI.: o Blog > http://www.fund1emrede.blogspot.com.br/
É mais um espaço para se informar e compartilhar o que acontece em nossa Rede de Ensino.    Convidamos a todos os educadores da Rede para participar, juntando-se a nós  e  serem  assim blogueiros .
Para falar conosco, opinar, sugerir, publicar e compartilhar envie um e-mail para: gtp.semed@gmail.com.br
Participe e divulgue a sua escola. 

Atenciosamente,

Karina Oliveira Marchesi                                            Diana Márgara Raidan Chácara
Gerente Técnico Pedagógica                              Secretária Municipal de Educação



 ANEXOS


ESTADO DO ESPIRITO SANTO
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

Anexo I
Plano de Curso Trimestral
Escola___________________________________________Turma___________________Turno______________________Disciplina____________________
Conteúdos  Propostos

















Objetivos


Estratégias Conceituais
Professor

Estratégias Procedimentais
Aluno
Recursos/espaços utilizados
Avaliação




ESTADO DO ESPIRITO SANTO
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

Anexo II
SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA ENSINO FUNDAMENTAL I
Escola___________________________________________Turma___________________Turno______________________Disciplina____________________
Questões pedagógicas identificadas a serem trabalhadas

Verificar no interior da escola situações que caracterizam distorções pedagógicas no processo de aprendizagem como: reprovação, defasagem na aquisição da leitura e escrita, colocação no IDEB, etc.











Diagnostico inicial

Justificativa pedagógica. Explanar sobre a situação encontrada explicitando possíveis motivos e possibilidades de reversão do quadro.


Objetivos

Almejam apontar as prioridades para vencer as demandas diagnosticadas na escola/turno.


Estratégias

Partem dos objetivos indicando alternativas para alcança-los, sendo que cada objetivo poderá apresentar mais de uma estratégia, ou seja, como chegar onde se deseja.
Metas/prazos

Referem-se aos resultados a serem alcançados de acordo com o tempo pretendido (cronograma).


Responsável

Refere-se aos atores responsáveis pela realização das ações viabilizando-as.


ESTADO DO ESPIRITO SANTO
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
Anexo  lll
Quadro de Acompanhamento Pedagógico 2014 – Ensino Fundamental I – 1º Trimestre
Escola: _________________________________Turno _________________ Data da visita ____/____/_____
Atividades cotidianas da escola
Possibilidades de trabalho/ Desafios
Frequência da ação

Observação

Sempre
Raramente
Não ocorre

Professor

Realização do planejamento  com professores;










 Promoção de  estudos e discussões das questões que atravessam o cotidiano escolar;










Elaboração do  Plano de Intervenção Pedagógica atendendo as demandas da Escola;








Monitoramento dos processos formativos elencando-os com as práticas na sala de aula;






Incentivo e acompanhamento das metodologias de ensino em sala de aula;










 Acompanhamento e monitoramento pós - diagnóstico inicial e conselhos de classe;











 Incentivo e acompanhamento ao trabalho integrado das disciplinas do Núcleo Comum, Práticas de Leitura e Escrita e Informática;






Acompanhamento e monitoramento das  aulas no intuito de garantir os direitos de aprendizagem dos alunos a partir dos conteúdos propostos no currículo municipal.






Orientação e  acompanhamento e o com relação aos usos dos recursos existentes na escola como laboratório de informática, sala de artes, biblioteca, uso de jogos entre outros quando existentes.







Alunos

Projetos desenvolvidos na Escola,
Projetos externos; parcerias:

Incentivo  e acompanhamento  às etapas e desenvolvimento de projetos em sala de aula;

Atendimento aos alunos e acompanhamento dos processos de aprendizagem;

 Promoção de ações internas de incentivo à participação dos alunos nos processos de aprendizagem






Envolvimento com as famílias:

Ações e projetos;
Realização de reuniões dos alunos que apresentam baixo índice de desenvolvimento acadêmico, apresentando as estratégias da escola e solicitando um acompanhamento mais  sistematizado da família.










Avaliações Externas


Acompanhamento e ações relativas às avaliações externas









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